Atendimento à domicílio: como funciona e quem pode solicitar esse serviço

Atendimento pré-hospitalar à domicílio: entenda quando você pode receber esse serviço

Cuidar da saúde é muito importante, mas em alguns casos a mobilidade ou outros fatores impedem uma fácil locomoção até um hospital ou consultório médico. Nesse sentido, optar por um atendimento à domicilio pode ser uma boa solução.

Com o serviço de atendimento pré-hospitalar à domicílio, o paciente recebe todo o cuidado e tratamento necessário em seu próprio lar, com atendimentos podendo ser realizados por enfermeiros ou médicos, a depender do caso.

Quer saber como funciona o atendimento domiciliar e quais são os seus benefícios? Então, confira o texto completo a seguir!

Atendimento à domicílio: como funciona esse serviço?

O atendimento domiciliar oferecido pela Emercor, também conhecido como atendimento pré-hospitalar à domicílio, é um serviço de atendimento 24 horas, voltado para situações de urgências ou emergências. 

Ele é voltado especialmente para pacientes com mobilidade reduzida, ou que possuam alguma dificuldade física que dificulte a ida até o hospital. Pacientes com condições de saúde especiais também podem receber este tipo de atendimento domiciliar.

Dessa forma, pacientes localizados dentro do perímetro urbano das cidades atendidas pela Emercor podem receber o que há de melhor em cuidado e atendimento no conforto do seu lar.

A depender da gravidade da situação, o paciente pode receber atendimento imediato em sua casa, ou ser deslocado até a unidade correspondente ao seu chamado.

Vale dizer que esse atendimento é realizado por equipes de suporte básico, contando com a presença de um enfermeiro e um condutor, sendo sempre regulados por um médico especializado.

O objetivo é realizar um atendimento pré-hospitalar, a fim de atender solicitações do paciente em sua própria casa e, caso necessário, encaminhá-lo para um centro especializado. 

História e evolução do atendimento domiciliar

O atendimento domiciliar é uma prática que remonta a tempos antigos, tendo passado por diversas transformações ao longo da história. 

Inicialmente, todas as formas de assistência médica eram realizadas nas residências das pessoas, uma vez que instalações médicas especializadas, como hospitais ou clínicas, não eram comuns. 

Com o tempo, contudo, o avanço da medicina e da tecnologia possibilitaram uma nova variedade de recursos e especialidades médicas concentradas em um só lugar, o hospital. E assim, o atendimento domiciliar acabou caindo em desuso. 

Porém, com a pandemia e outros fatores, como o envelhecimento da população, esse tipo de atendimento tem retornado com força, permitindo que pessoas idosas ou com problemas de mobilidade recebam o cuidado de que precisam no conforto de suas casas.

Vale dizer que a tecnologia tem um papel importante na transformação do atendimento domiciliar. Hoje em dia, contar com um atendimento à domicílio é sinônimo de estrutura e atendimento de qualidade, com equipes especializadas e ambulâncias equipadas à disposição dos pacientes.

Isso permite que um bom número de procedimentos possa ser realizado no próprio local de residência do paciente, muitas vezes sem necessidade de encaminhamento ao hospital.

Em resumo, o atendimento domiciliar tem uma história rica e complexa, que vai desde os primórdios da medicina até os avanços tecnológicos dos dias de hoje. 

Tanto a demanda por cuidados personalizados quanto os significativos avanços tecnológicos dos últimos anos torna hoje possível que você receba um atendimento médico no conforto do seu lar

Benefícios do atendimento pré-hospitalar à domicílio

Contar com o suporte de um atendimento à domicílio oferece uma série de benefícios, desde a conveniência e o conforto até um atendimento mais personalizado.

Entre as principais vantagens de contar com este tipo de serviço estão:

  • Conveniência: agora não é mais necessário se deslocar até um hospital ou clínica, o que pode ser desafiador para pacientes idosos, em recuperação ou com mobilidade reduzida;
  • Atendimento personalizado: o serviço domiciliar pode fornecer um atendimento mais personalizado e atencioso, oportunizando também ao profissional conhecer o ambiente em que esse paciente vive e entender melhor suas necessidades;
  • Redução de estresse e ansiedade: em alguns casos, ir até um hospital pode ser difícil ou estressante para o paciente. Nesse sentido, contar com um médico em casa pode reduzir a ansiedade, proporcionar cuidado ao paciente em um ambiente mais familiar e confortável;
  • Acompanhamento contínuo: pacientes com doenças crônicas ou em recuperação de cirurgias frequentemente necessitam de acompanhamento por atendimento pré-hospitalar. Ter um atendimento pré-hospitalar à domicílio facilita muito esse processo.
  • Economia de tempo: evitar deslocamentos frequentes para consultas pode economizar bastante tempo do paciente e familiares.
  • Segurança e prevenção: muitas vezes o simples fato de evitar exposição em ambientes hospitalares é uma grande vantagem ao paciente. Dessa forma, o encaminhamento para um centro hospitalar é feito apenas em casos estritamente necessários.

Quando solicitar um atendimento à domicílio?

Uma dúvida bastante comum é em quais situações solicitar um atendimento pré-hospitalar à domicílio. Basicamente, esse tipo de serviço é indicado para:

  • Casos de doenças crônicas, que necessitam de monitoramento frequente;
  • Situações pós-operatórias ou recuperação de tratamentos;
  • Atendimento geriátrico ou para pacientes com mobilidade reduzida;
  • Sempre que recomendado pelo plano de saúde para check-ups regulares.

Na Emercor, todos os filiados contam com o serviço de atendimento 24 horas, para situações de urgências e emergências, seja no conforto de sua casa ou onde estiver. 

As situações de atendimento são diversas, podendo ir desde um acidente doméstico, como um corte, até a ocorrência de dores fortes ou paradas cardiorrespiratórias. Traumas, convulsões e outros problemas de saúde também podem ser resolvidos com o serviço de atendimento pré-hospitalar à domicílio da Emercor.

Além disso, existe a possibilidade de fazer uso da Teleorientação Médica, em casos de sintomas mais leves, tirando dúvidas com o médico de forma totalmente online durante 24 horas por dia.

Serviço de atendimento à domicílio da Emercor: peça agora

Atualmente, o serviço de atendimento pré-hospitalar à domicílio da Emercor resolve mais de 89% dos atendimentos no local, sem necessidade de internação hospitalar.

Com o serviço de atendimento domiciliar da Emercor você conta com um atendimento rápido, facilitado e personalizado, sem necessidade de deslocamento, reduzindo qualquer fonte de estresse ou ansiedade para o paciente.

Ficou com alguma dúvida sobre o serviço? Entre em contato com a Emercor e saiba mais sobre como solicitar o serviço de atendimento à domicílio.

➡️ Já pensou em criar um plano de emergência para você ou sua família? Acesse nosso E-book sobre o assunto e confira 7 motivos para tomar essa atitude.