5 Mudanças de Hábitos que Contribuem para a Prevenção do Câncer

O câncer é uma das doenças que mais mata no mundo e parece ter se tornado um destino quase inevitável.

Embora aproximadamente 10% dos casos de câncer sejam hereditários, a vasta maioria está relacionada a fatores ambientais, incluindo os nossos hábitos de vida. Para saber mais sobre como prevenir o câncer, trouxemos cinco hábitos que podem te ajudar. Confira abaixo!

1. Diminua o consumo de alimentos ultraprocessados

O alimento ultraprocessado é um tipo de alimento industrialmente produzido que contém inúmeros aditivos e ingredientes. Geralmente tem um alto teor de gordura, açúcar e sal, e é muitas vezes carregado de aditivos artificiais.

Além dos diversos malefícios para a saúde por conta de todos esses fatores, um estudo realizado entre 2009 e 2017, com mais de 100 mil pessoas, indica que alimentos ultraprocessados aumentam as chances de formação de tumores. Por isso, criar o hábito de uma alimentação saudável e balanceada, excluindo o máximo possível alimentos ultraprocessados. 

2. Fumar é uma escolha sua, mas as consequências não 

Esse não é segredo para ninguém! O tabagismo está associado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer como de pulmão, boca, laringe e faringe. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) esse mau hábito é responsável pela morte de 156 mil pessoas por ano no Brasil. 

Além disso, o fumo passivo também prejudica as pessoas que convivem com fumantes. Lembrando que não existe quantidade segura quando o assunto é cigarro, seguro mesmo é não fumar! 

3. Acompanhamento médico é indispensável

Consultas regulares com o seu médico é essencial para estar com a saúde sempre em dia e com a prevenção do câncer também não seria diferente. O ideal é fazer check-up anual com seu médico de confiança e um bom local para realizar exames de rastreio.

Além disso, homens acima dos 45 anos precisam fazer exames de toque retal e sangue para investigar o câncer de próstata. As mulheres a partir dos 40 anos, por sua vez, devem fazer a mamografia anualmente, a fim de rastrear o câncer de mama. 

4. Seja exemplo para as crianças

Todos sabemos que construir hábitos é um processo complexo e que envolve muito esforço. Por isso ensinar e começar a praticar esse bons hábitos desde criança pode fazer a diferença! Comece a fazer caminhadas com as crianças, dance na sala de casa, pratique sessões de meditação e relaxamento, entre outras atividades em família. 

5. Pratique exercícios físicos

Assim como a boa alimentação, os exercícios físicos são muito importantes. A atividade física estimula o coração, o cérebro e a circulação, garantindo a boa saúde celular, óssea e de todos os órgãos.

De acordo com o Diretor de Promoção da Saúde da OMS, Ruediger Krech, qualquer tipo de atividade física, de qualquer duração, pode melhorar a saúde e o bem-estar, mas enfatiza que quanto mais exercício, melhor. 

Por isso, dedique sempre um espacinho na sua agenda para fazer algum exercício físico, como caminhada, academia, uma aula de dança ou sessão de yoga. Ah, se possível, conte sempre com o acompanhamento de um profissional.


Quer mais dicas como essas? Então siga a Emercor no Instagram e receba dicas de saúde no seu feed! 😉