Tudo o que você precisa saber antes de se tornar um doador de sangue

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional dedicado aos Doadores de Sangue. Doar sangue de forma voluntária é um ato de extrema importância e empatia, já que existem pessoas que precisam fazer transfusões de sangue para sua sobrevivência. 

Porém infelizmente hoje, 1,8% da população brasileira doa sangue, sendo que de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ideal seria entre 3% a 5% da população.  Isso faz com que os bancos de sangue trabalhem sempre com os estoques no limite, tornando a data de hoje ainda mais importante.

Então se você quer ajudar quem precisa e quer se tornar um doador de sangue, deixaremos aqui as principais informações que você precisa saber antes de salvar vidas. 

O que é necessário? 

  • Pesar acima de 50 quilos;
  • Ter entre 18 e 60 anos (candidatos com idade entre 16 e 18 anos podem doar mediante autorização dos pais ou responsáveis e candidatos com idade entre 60 e 69 anos podem doar se tiverem realizado ao menos uma doação anteriormente);
  • Estar em boas condições de saúde, em repouso mínimo de seis horas e ter feito uma refeição nas últimas três horas sem alimentos gordurosos;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
  • Não possuir nenhuma doença crônica do tipo cardíaca, vascular, renal ou reumática
  • Não ter tido câncer
  • Não ter tido gripe ou febre nos últimos 15 dias
  • Não estar grávida, ter tido aborto ou parto há menos de três meses ou estar amamentando
  • Não ter feito nenhum procedimento endoscópico nos últimos seis meses
  • Não ter feito tatuagem ou piercing há menos de 12 meses
  •  Não ter fator de risco, antecedentes ou infecções atuais por agentes transmitidos pelo sangue
  •  Não ter recebido transfusão há menos de um ano

Onde posso doar sangue?

Acessando agora o site Redome (Instituto Nacional do Câncer), você encontra os Hemocentros para doação de sangue no Brasil. Basta clicar no link, inserir seu CEP que ele irá indicar o hemocentro preparado para receber sua doação mais próximo de você.

Eu corro algum risco ao doar sangue? 

A grande maioria das doações de sangue ocorre de maneira segura e sem intercorrências.

Em alguns casos, podem ocorrer reações leves como ansiedade, tonturas, palidez cutânea, náuseas, sudorese, desmaios ou pequenos hematomas; reações mais graves são raras. Além disso, os hemocentros contam com uma equipe especializada  para te atender em qualquer tipo de complicação. 

Vale a pena desmistificar que pode ocorrer qualquer tipo de contaminação ao doar sangue, já que todo o material utilizado é descartável. O sangue doado é reposto pelo organismo em curto intervalo de tempo!

Todas as pessoas podem doar sangue?

Todas as pessoas que se encaixam dentro dos critérios apresentados anteriormente, podem se candidatar para se tornar um doador de sangue.

Após o cadastro, o doador é submetido a uma avaliação de dados vitais como pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura e dosagem de hemoglobina, conhecida popularmente como “teste de anemia”.

Com o resultado mostrando tudo dentro da normalidade, o candidato responde uma entrevista para garantir a segurança do candidato e do paciente que receberá o sangue doado.


E aí, agora que você tem todas as informações necessárias, que tal encontrar o hemocentro mais próximo de você e se tornar um doador de sangue?

E lembre-se, o seu sangue é do tipo que salva vidas!