o que é hanseníase

Hanseníase: o que é, sintomas, tratamento

O que é? 

A hanseníase é uma doença crônica, provocada pela bactéria Mycobacterium leprae, capaz de atingir qualquer pessoa. Tem como características marcantes alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos, podendo gerar incapacidades permanentes. Ter o diagnóstico precocemente é o fator mais importante para evitar transmissão, complicações e deficiências.

Diagnóstico

O exame feito é chamado de baciloscopia. Este é auxiliar e pode resultar em positivo ou negativo, de acordo com a fase da doença. Desse modo, seu resultado negativo não elimina o diagnóstico, visto que este é determinado principalmente por sintomas clínicos e epidemiologia. 

Transmissão 

A transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva vindas através da fala, tosse ou espirro de pacientes não tratados e no estágio avançado da doença. Ao iniciar o tratamento, a transmissão é interrompida. 

Em geral, para que a transmissão ocorra é necessário ter uma relação próxima e frequente com a pessoa contaminada. Por essa razão, todos que vivem com um doente devem passar pelo exame. Entretanto, a maior parte das pessoas é resistente à bactéria – entre dez pessoas, apenas uma adoece. Além disso, o contato através da pele ou de objetos em comum, não é capaz de  transmitir a doença.

Sintomas

Os nervos periféricos vão sendo afetados lentamente. Por isso, é fundamental estar atento ao próprio corpo, sendo capaz de reparar as mudanças ainda no início. Para perceber sintomas claros, pode demorar anos. De acordo com a Secretária de Saúde do Paraná, alguns deles são: 

  • Manchas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade ao calor, dor ou tato (se queima ou machuca sem perceber);
  • Formigamentos, choques, agulhadas, câimbras ou dormência nos braços e pernas;
  • Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar objetos, segurar chinelos nos pés;
  • Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;
  • Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;
  • Coceira ou irritação nos olhos;
  • Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.

Tratamento

O tratamento é feito por meio de comprimidos de uso diário. Estes são distribuídos nas unidades de saúde gratuitamente. Na ausência de tratamento, a hanseníase causa lesões severas e irreversíveis. Por isso, é fundamental começar o tratamento cedo, interrompendo a transmissão da bactéria e evitando incapacidades físicas.