Tudo o que você precisa saber sobre Pneumonia

Tenho certeza que você já ouviu falar sobre pneumonia, e por mais que não saiba muito sobre a doença, tem consciência de que é perigosa. De acordo com a coalizão Every Breath Counts, a pneumonia é a principal razão de morte por doenças infecciosas no mundo: foram 2,5 milhões de vítimas fatais em 2019. 

Por isso saber o que ela é, seus sintomas, tratamentos e principalmente prevenção é de extrema importância! Deixamos abaixo as principais informações sobre o assunto. 

O que é pneumonia? 

A pneumonia é um tipo de inflamação que afeta os pulmões e que, geralmente, está relacionada a uma infecção. Para ser mais exato, ela atinge principalmente os bronquíolos (tubos que transportam o ar dos brônquios para os alvéolos, onde ocorre a troca gasosa) e o interstício (tecido mais interno do órgão).

De modo geral, a pneumonia começa com uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratado, fazendo com que a imunidade do paciente diminua consideravelmente.

Tipos de pneumonia

Existem diversos tipos de pneumonia, mas os principais que devemos destacar são:

  • Pneumonia bacteriana: é o tipo mais comum de pneumonia, sendo causado por bactérias que estão naturalmente presentes em outras partes de nosso organismo;
  • Pneumonia viral: tipo de pneumonia causado pela presença de um vírus invasor na região dos alvéolos pulmonares;
  • Pneumonia fúngica: ocasionado por fungos. Acomete indivíduos que estão imunodeprimidos, a exemplo de pessoas com câncer.
  • Pneumonia nosocomial: tipo de pneumonia que acontece, geralmente, com pacientes que estão na UTI ou respirando com a ajuda de aparelhos. Nessa variedade da doença, as bactérias são levadas até o pulmão por conta dos aparelhos inseridos para auxiliar na respiração do paciente;
  • Pneumonia aspirativa: geralmente é causada pela inalação de produtos que são tóxicos ao organismo, como a fumaça e os odores de certas substâncias químicas. Nos casos onde o paciente sofre constantemente de refluxo ou engasga, por exemplo, com o próprio vômito, ele pode acabar sofrendo de pneumonia aspirativa.

Sintomas

Os sintomas mais comuns apresentados são:

  • Tosse com catarro;
  • Febre alta;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Dor nas costas;
  • Sensação de peito carregado;
  • Respiração acelerada;
  • Mudanças na pressão arterial;
  • Mal-estar generalizado e
  • Cansaço e fadiga.

Como funciona o diagnóstico e o tratamento? 

O diagnóstico é feito de forma clínica, feito em consultório a partir de sintomas e avaliações. Mas também é possível usar raio-X de tórax, tomografia e exames de sangue para auxiliar. 

Já em casos pediátricos, a doença se apresenta de forma silenciosa, apresentando apenas sintomas de uma simples gripe. Por isso é importante fazer exames que confirmem se a criança possui pneumonia ou não. 

Depois que o diagnóstico de pneumonia é confirmado, ela deve ser tratada imediatamente para que ela não evolua. O tratamento da pneumonia é feito por meio de antibióticos e medicamentos que impedem a evolução dos vírus e das bactérias.

Recomenda-se que o paciente diagnosticado com pneumonia realize bastante repouso e siga o plano médico para combater a doença de forma efetiva.

Prevenção e a importância das vacinas

Para prevenir não só a pneumonia, mas diversas outras doenças, adote um estilo de vida saudável. Incorpore uma alimentação balanceada, pratique exercícios físicos, não fume e evite bebidas alcoólicas. Tenha hábitos de higiene como lavar sempre as mãos e deixar o ambiente ventilado.

Além disso, não se esqueça de colocar as vacinas sempre em dia! Há o imunizante da gripe, o que protege contra diferentes sorotipos da bactéria causadoras da pneumonia e, agora, o da Covid-19. 


Agora que sabe tudo sobre pneumonia, não se esqueça de cuidar bem da sua saúde e ficar em alerta a qualquer tipo de sintoma! E não se esqueça de compartilhar esse artigo com quem é importante para você. A conscientização, informação e prevenção podem salvar vidas!