Tipos de Obesidade
A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso, que gera diversos malefícios na vida da pessoa, como o desenvolvimento de doenças, do tipo diabetes, pressão alta, colesterol elevado, infarto ou artrose dos ossos, além de sintomas como dificuldades para fazer esforços, indisposição e baixa auto-estima.
Tipos de obesidade de acordo com o IMC
Existem alguns tipos de obesidade de acordo com IMC (índice de massa corporal), que é um cálculo simples que permite avaliar se a pessoa está dentro do peso que é considerado ideal para a sua altura. Esse cálculo deve ser feito usando a seguinte fórmula matemática: Peso ÷ (altura x altura).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, sendo que o IMC entre 18,5 a 24,9 representa o peso ideal e o menor risco de algumas doenças. Mas caso seja acima desse valor, podemos classificar em graus de obesidade:
- Grau 1: IMC entre 30 a 34,9 kg/m2
- Grau 2 (severa): IMC entre 35.0 – 39.9 kg/m2;
- Grau 3 (mórbida): IMC igual ou superior a 40 kg/m2
Tipos de obesidade de acordo com a distribuição de gordura
Também podemos classificar de três formas a obesidade de acordo com a distribuição de gordura. Neste caso, a medida do quadril e da cintura torna-se uma referência. Entenda cada uma dessas classificações.
- Obesidade central: São pessoas obesas com o perímetro da cintura maior que o dos quadris. A gordura se acumula principalmente na altura ou acima da cintura, localizando o excesso de gordura na face, pescoço, tórax e abdômen.
- Obesidade periférica: São pessoas obesas com um perímetro de quadril maior que o da cintura. A gordura se acumula principalmente abaixo da cintura, nos quadris, nádegas e coxas.
- Obesidade homogênea: em que o excesso de gordura não predomina em nenhuma área específica do corpo, mas se distribui uniformemente por todo o corpo.
Podemos classificar a obesidade de diversas formas, inclusive pela causa. Para esse assunto criamos um eBook totalmente gratuito com todas as informações necessárias para você 100% o assunto, para baixar clique aqui.
Obesidade é considerado um problema de saúde pública no Brasil por ter um índice extremamente alto no país, favorecendo o aparecimento de outras doenças cada vez mais sérias. Por isso informe-se! Juntos podemos trazer cada vez mais conscientização e saúde.