Obesidade: pode ocorrer por fatores genéticos?

Obesidade: pode ocorrer por fatores genéticos

A obesidade é uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, trazendo o aumento do risco de doenças como hipertensão arterial, aumento de colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode ser associado ao surgimento de alguns tipos de câncer. No Brasil, 20 milhões de indivíduos são obesos e esse número tem crescido rapidamente, tornando a doença um problema de saúde pública.

● Eu posso herdar a obesidade?

A principal causa de obesidade são fatores ambientais ou comportamentais, tais como a alimentação inadequada ou excessiva. Mas a obesidade também pode sim ser causada por fatores genéticos. Uma pessoa pode herdar o metabolismo mais lento, o que facilita o acúmulo de gorduras e dificulta o emagrecimento, ou ter aumento de peso por conta das oscilações hormonais.

Além disso, diversos estudos demonstram que crianças com pais ou parentes obesos, têm maior chances de também desenvolver a doença. Esta é uma área de estudo muito vasta e complexa, mas atualmente já é conhecido que os genes relacionados com a obesidade atuam alterando o gasto de energia, o controle do apetite ou a maneira como o corpo processa e absorve os nutrientes.

● Como me prevenir?

A melhor forma de prevenir a obesidade é adotar estilo de vida mais saúdavel, com uma dieta menos calórica junto a um programa de exercícios físicos, sempre sob a supervisão de um profissional.

Também pode ser feito o uso de medicamentos, desde controladores de apetite até os que reduzem a absorção de gordura pelo organismo.

Para os casos mais graves, pode ser recomendada também a cirurgia bariátrica, especialmente para quem possui o IMC acima de 35 e também ter doenças associadas à obesidade, e para os que têm IMC acima de 40 e não conseguem emagrecer com outros tratamentos.

Em todos os casos, o acompanhamento médico regular é fundamental.

Em todos os casos, manter um estilo de vida que priorize a saúde do seu corpo é essencial, independente de como a doença é desenvolvida.

Para mais informações sobre esse assunto, baixe grátis o nosso Ebook clicando aqui.