Dicas rápidas para uma pele saudável
Uma pele saudável e bonita é o sonho de qualquer pessoa, mas por onde começar? O ideal é consultar um especialista que irá examinar e propor o melhor tratamento, mas a princípio, um dos segredos está justamente nos cuidados regulares. Seguir uma rotina diária pode revelar a beleza de sua pele. Por isso, separamos algumas dicas básicas para você começar hoje a se cuidar, e buscar uma pele cheia de saúde.
1. Saiba qual o seu tipo de pele
Como começar a cuidar da sua pele, sem antes conhecê-la? Muitas pessoas têm dificuldade com essa questão, mas saber qual o tipo da sua pele é primordial para determinar que tipo de produto e tratamento você deve aplicar. Alguns tipos são:
- Pele normal: não apresenta oleosidade, nem ressecamento. Tem uma luminosidade moderada e às vezes apresenta algumas imperfeições, como acne, manchas e poros dilatados. Geralmente esses são os aspectos de uma pele saudável!
- Pele oleosa: apresenta excesso na produção de sebo, o que deixa a sua superfície brilhosa e pegajosa. É uma pele mais propensa ao surgimento da acne e, além disso, tende a ser mais espessa e ter os poros mais dilatados, principalmente na testa, queixo e nariz.
- Pele seca: não possui equilíbrio entre o óleo e a água. Tem o aspecto áspero, sem brilho e muita facilidade para descamar. Pode ocasionar coceira, sensação de repuxamento, além de marcar as rugas e linhas finas com mais facilidade.
- Pele mista: apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na zona T (testa, nariz e queixo), enquanto as extremidades do rosto são mais ressecadas.
2. Evite Sol
Apesar de se expor ao sol de vez em quando pode ajudar na questão da vitamina D, existem alguns cuidados importantes. Evite ao máximo a exposição ao sol entre 10h e 16h. Esta é a melhor estratégia de prevenção do envelhecimento prematuro e do câncer de pele. Ao ar livre, em vez de short e top curtos, opte por um chapéu de abas largas e roupas leves e soltas com mangas.
3. Protetor solar sempre
Tem quem ache que o uso de protetor solar só deve ocorrer na praia e na piscina, mas não é bem assim. O hábito de utilizá-lo no dia a dia é fundamental para evitar queimaduras solares e o câncer de pele. E você pode estar justificando que não usa protetor todo dia porque eles são pesados, oleosos e têm cheiro ruim, porém a indústria farmacêutica evoluiu muito e hoje em dia há protetores solares com a cosmética muito mais agradável, toque seco e sem aquele cheiro característico.
4. Hidrate o rosto todos os dias
Ao contrário do que muita gente pensa, todos os tipos de pele precisam de hidratação. O hábito de hidratar a pele todos os dias ajuda na manutenção dos níveis de água na pele, além de manter a integridade de sua superfície e evitar problemas como descamação, ressecamento, linhas finas e até excesso de oleosidade.
Há uma infinidade de produtos com proposta de hidratação, você só precisa escolher um adequado à condição da sua pele, com a textura que te agrada e o principal, que você sinta prazer de usar todos os dias!
5. Água, água e mais água!
A pele deve conter cerca de 15% de água. No entanto, em ambientes de ar condicionado, em que o nível de umidade varia entre 8% e 10%, o grau de evaporação da umidade da pele é mais rápido que a capacidade de reposição. Por isso beba no mínimo 2 litros de água todos os dias para cuidar não só da saúde da sua pele, mas do corpo todo! 😉
6. Cuidado com dicas de tratamentos caseiros
Na internet é muito fácil encontrar aquela receita caseira que promete milagres, não é? Mas fique atento(a): mesmo que os ingredientes pareçam inofensivos e sejam naturais, eles podem causar reações alérgicas, principalmente se sua pele for sensível ou estiver sensibilizada.
O ideal é evitar esses tipos de tratamentos e buscar sempre a ajuda de um profissional.
Além de todas essas dicas, é importante reforçar o acompanhamento de um dermatologista, para que o cuidado com a sua pele seja perfeito e sem riscos.
Para mais dicas como essa, siga a Emercor no Instagram!