Cuidados com os idosos

Com o passar dos anos, os idosos estão cada vez mais ativos. Praticando exercícios físicos, se antenando  com as novas tecnologias e cheio de disposição para aprender novas habilidades. Ficou para o passado aquele pensamento de que idoso ficava em casa.

Segundo uma pesquisa apontada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), comprovou que a população idosa está envelhecendo de forma rápida e intensa. Ainda nesta pesquisa, as pessoas acima de 60 anos já representam 14% do total da população.

Outro fato importante é que a expectativa de vida aumentou nos últimos anos. Em média, a idade das mulheres é 79 anos, enquanto a dos homens é 72 anos. Além disso, esse crescimento representa melhorias nas condições de vida e saúde da população com um todo.

Com as inúmeras mudanças durante esses últimos anos, o bem-estar dessa população não pode ser deixado de lado. Isso porque, eles também precisam de atenção e de todos os cuidados necessários à saúde. Além disso, a maioria dos idosos é portadora de doenças ou disfunções orgânicas e condições crônicas.

Pensando nesses elementos, listamos cuidados com a saúde do idoso.

Médico especializado

Um fator muito importante para a população idosa é ter o acompanhamento regular com um especialista. Isso porque, um médico especializado em geriatria ajuda a prevenir de possíveis doenças ou disfunções.

Após os 60 anos, o corpo passa por muitas mudanças e faz parte ter o acompanhamento integral que ajude a entender o que está passando e todas as necessidades.

Alimentação equilibrada

Sabemos que uma boa alimentação é um cuidado por toda a vida, pois ela previne doenças e melhora sua qualidade de vida. Já quando chega na terceira idade esses cuidados devem aumentar.

Visto que, o corpo tem um ritmo lento, onde os órgãos não funcionam na mesma velocidade é importante ter esse acompanhamento.

Praticar atividades físicas

A prática de atividades físicas melhora a disposição para o dia a dia. Além de tratar doenças pode se tornar um momento de sociabilidade. O acompanhamento de um médico e de um especialista da área é muito importante para escolher o melhor exercício que se adeque à saúde.

Dentre os esportes mais procurados estão natação, hidroginástica, pilates, musculação, tênis entre outros.

Cuidar da mente

O acompanhamento com um psicólogo e um psiquiatra são essenciais para o processo de aceitação e independência dessa fase da vida.

Praticar atividades que exercitam a mente, sair para caminhar, ir ao cinema, visitar os amigos e ter o apoio da família também ajudam.