Como agir em caso de Covid-19

 O início da Pandemia no Brasil
Desde a chegada do novo coronavírus (Covid-19) e o decreto de pandemia no Brasil, em 11 de Março de 2020, muitas informações da doença foram disponibilizadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), uma delas é a observação dos sintomas causados pelo vírus, que se parece muito com uma gripe comum, mas há diferenças devido ao seu grau de intensidade.
Os sintomas comuns são: Tosse, febre, dor de garganta, falta de ar e entre outros.

Prioridades de atendimentos emergenciais

1º Caso: Indivíduo que apresente febre, problemas respiratórios (falta de ar, tosse) e com histórico de viagem para países com comprovação de transmissão local nos últimos 14 dias.

2º caso: Contato próximo com pessoas que apresentem pelo menos um sinal ou sintoma referente a Covid19, e com confirmação ou caso suspeito, nos últimos 14 dias.

Quando procurar um médico
A orientação é que os pacientes com sintomas graves, como febre constante e falta de ar, procurem as unidades básicas de saúde para que possam ser acompanhados pelos profissionais, assim como a análise de realização do exame que constata a positividade do vírus ou não. As pessoas que apresentarem sintomas leves, a orientação é o isolamento, ou seja, se isolar em um cômodo sem acesso aos demais moradores da casa por um período de 14 dias, caso dentro deste período apresente sintomas severos, dirigir-se a uma das unidades básicas de saúde. Todo cuidado é necessário neste momento, e saber como agir nas situações de emergência fará toda a diferença.