APH – Saiba o que é o Atendimento Pré-Hospitalar – Emercor

Os primeiros minutos na cena do acidente são fundamentais para aumentar as chances de recuperação dos pacientes.

Os serviços de atendimento pré-hospitalar (APH) em emergências e urgências são capazes de reduzir as chances de vítimas fatais.

 

O atendimento pré-hospitalar (APH) é um serviço assistencial de emergência e urgência disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, realizado por equipe médica profissional em ambulâncias equipadas adequadamente para as situações que envolvem maiores riscos ao paciente. Este tipo de atendimento pode ser sucedido, ou não, pela remoção do paciente para centros especializados ou hospitais.

Atendimento pré-hospitalar na prática

O atendimento pré-hospitalar ou APH consiste no atendimento fora do ambiente hospitalar, em geral em regime de urgência. Em casos de ocorrências graves, este serviço pode ser o diferencial entre a vida e a morte.

Para ser atendido com maior eficiência, existe um sistema fixo de triagem onde o operador classifica o tipo de atendimento e assim, encaminha a equipe adequada até a área do socorro.

Durante o deslocamento da ambulância e equipe médica profissional, todas as orientações são passadas para a pessoa que entrou em contato para acompanhar a condição do paciente. Esse procedimento pode prevenir o agravamento no quadro de saúde da vítima e manter a equipe que está em deslocamento sempre atualizada.

A Emercor investe constantemente em treinamento e equipamentos que facilitam e agilizam todo o processo de comunicação e atendimento,  cumprindo os mais rigorosos protocolos de saúde.

Minutos valem vidas

O serviço de atendimento pré-hospitalar salva vidas e previne o agravamento no quadro de saúde do paciente. Para que ele seja bem sucedido é necessário alto nível técnico e humanização dos procedimentos, para que as vítimas sejam amparadas de forma adequada, mantendo-as seguras e tranquilas, resultando em assistências mais positivas. A Emercor, como parceira da vida, entende que os minutos são fundamentais para qualquer pessoa. Por isso, desenvolve e ministra diversos cursos e treinamentos para atendimento de primeiros-socorros.

“A atitude correta no momento certo pode salvar uma vida”

Nosso Centro de Treinamentos e Difusão Cultural oferece aos filiados e interessados o projeto da Qualificação Técnica e Humanização da Atenção à Saúde em Situação de Emergência e Trauma.

O programa promove o aperfeiçoamento técnico de médicos, enfermeiros, pessoal técnico, auxiliares de enfermagem e socorristas. Bem como da população leiga, para o atendimento básico e avançado de suporte ao trauma ou à vida, além de prevenção de acidentes.

Entenda o que é emergência e urgência

De acordo com a Lei nº 9.656/98m, que regulamenta os planos de saúde, emergência são casos em que existe o risco imediato de morte ou de consequências irreparáveis ao paciente como uma parada cardiorrespiratória.

Já os casos considerados urgências são traumas que não oferecem risco de morte, mas que também necessitam de atendimento imediato. Podemos classificar então os traumas como quedas, fraturas e outros acidentes graves.

Em ambos os casos, o atendimento pré-hospitalar deve ser realizado por profissionais capacitados e com equipamentos adequados. Se necessário, após os primeiros-socorros, o paciente pode ser deslocado para centros médicos especializados ou hospitais. Os protocolos de APH vão depender das condições do paciente e do tipo de atendimento necessário e possível no local. Pode envolver desde curativos simples até reanimação cardiorrespiratória. É importante entender também que, nesta etapa, a assistência está voltada diretamente para as consequências imediatas que colocam em risco a vida do paciente.

As técnicas empregadas no atendimento pré-hospitalar têm por objetivo promover a estabilidade do paciente e transportá-lo para o ambiente hospitalar, garantindo agilidade e conforto.

Saiba mais sobre o serviço de atendimento pré-hospitalar Emercor, teleorientação, disque enfermagem, carro protegido e mais. Acesse nosso site ou ligue:

 

Comercial / Administrativo –  Caxias do Sul – RS

(54) 3535.1234

 

Comercial / Administrativo –  São José dos Campos – SP

(12) 3942.8666