Em algum momento da sua vida, você já passou por situação de engasgo ou ao menos deve ter presenciado alguém se engasgando. Em muitos casos, a maioria das pessoas não sabem o que fazer nesta posição e acaba se engasgando ainda mais ou não sabem como agir.
O engasgo é o bloqueio da traqueia, órgão responsável pela passagem de ar para dentro e fora dos pulmões. Ainda assim, o engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição.
Como agir em caso de engasgo?
A primeira providência que uma pessoa precisa tomar é se é possível ajudar a vítima. No caso, você perceba que está além da sua possibilidade de oferecer ajuda, chame a emergência imediatamente.
Outro fator muito conhecido em casos de engasgo de moedas, brinquedos pequenos, pedras, alimentos, é a manobra de heimlich.
Neste caso, posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdômen, caso ela esteja consciente. A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Com movimentos de compreensão para dentro e para cima, até que a vítima elimine o corpo estranho.
Engasgo com bebês
É muito comum bebês engasgarem com leite, então coloque-o em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Além disso, tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.
Esses são procedimentos que são válidos somente se as crianças ou adultos engasgados estiverem conscientes. Lembre-se: caso a vítima esteja inconsciente, chame a emergência imediatamente.
Emergências 24 horas Emercor Caxias do Sul – 3214 1212 ou 0800 723 1225
Emergências 24 horas Emercor São Jose dos Campos (SP) – 3942 2222 ou 0800 606 2324