12 Perguntas sobre Alcoolismo de acordo com o A.A.
O Alcoólicos Anônimos (AA) é uma organização mundial de apoio e recuperação para pessoas que têm problemas com álcool. Desde a sua fundação em 1935, o AA tem ajudado milhões de pessoas a superar a dependência do álcool. Uma das ferramentas mais conhecidas do AA, é uma lista de 12 perguntas que podem ajudar a avaliar se alguém tem problemas com o álcool ou não. Abaixo discutiremos sobre cada uma delas.
1- Já tentou parar de beber por uma semana (ou mais), sem conseguir atingir seu objetivo?
Esta pergunta é um sinal de alerta para pessoas que bebem mais do que gostariam ou que têm dificuldade em controlar a quantidade de álcool que consomem.
2- Ressente-se com os conselhos dos outros que tentam fazê-lo parar de beber?
Se amigos, familiares ou outras pessoas próximas expressaram preocupações sobre o consumo de álcool, isso pode ser um sinal de que há um problema.
3. Já tentou controlar sua tendência de beber demais, trocando uma bebida alcoólica por outra?
Ao perceber que o consumo pode estar sendo um problema, a pessoa passa a inventar fórmulas que podem amenizar aos poucos os indícios do alcoolismo. Ações como mudar de destilados para vinhos ou cervejas, ou até mesmo misturar água a bebida buscando “dilui-la”, não são efetivas para evitar ficar embriagado.
4- Você já bebeu de manhã para se acalmar ou se livrar de uma ressaca?
Essa é uma pergunta que pode revelar uma dependência do álcool, já que as pessoas que bebem todos os dias ou com frequência podem precisar de uma bebida para se acalmar ou para evitar os sintomas de abstinência.
5. Inveja as pessoas que podem beber sem criar problemas?
É comum se sentir dessa forma, quando se pára para pensar o porque as pessoas podem beber tranquilamente, e no seu caso é algo parecido a uma necessidade e frequentemente um convite ao desastre.
6. Seu problema de bebida vem se tornando cada vez mais sério nos últimos doze meses?
Em termos médicos, o alcoolismo é uma doença progressiva, ou seja, se não tratada ela evolui sem parar. Por isso, escolher se tratar e se afastar do álcool em todas as suas formas é a melhor opção!
7. A bebida já criou problemas no seu lar?
Muitas pessoas acreditam que beber pode ser uma forma de fugir ou amenizar situações desagradáveis em casa. A verdade é que isso acaba agravando ainda mais, levando a problemas irreversíveis.
8. Nas reuniões sociais onde as bebidas são limitadas, você tenta conseguir doses extras?
Em reuniões familiares ou com amigos, onde é necessário beber socialmente, é comum pessoas alcoólatras buscarem formas de conseguirem doses a mais. Nesse caso envolve também fatores como beber antes de chegar ao local, para garantir que se sinta “satisfeito” ou continuar bebendo mesmo depois da festa.
9. Apesar de prova em contrário, você continua afirmando que bebe quando quer e para quando quer?
É comum tentar se iludir dizendo que pode parar quando quiser ou sem ajuda externa. Isso pode ocorrer diversas vezes até que a pessoa identifique que não consegue parar sozinha.
10. Faltou ao serviço, durante os últimos doze meses, por causa da bebida?
Faltar ao serviço ou eventos importantes por ter bebido demais (ou por estar bêbado), é também considerado um sintoma. Além disso, é comum dar desculpas e apelar para diversos males que tentam justificar a ausência.
11. Já experimentou alguma vez ‘apagamento’ durante uma bebedeira?
Os chamados “apagamentos” (em que a pessoa continua acordada, porém sem poder lembrar mais tarde do que aconteceu) é um denominador comum nos casos de alcoolismo. Além disso, isso coloca em risco a segurança e integridade física do mesmo.
12. Já pensou alguma vez que poderia aproveitar muito mais a vida, se não bebesse?
Perceber que o álcool se tornou um problema, é o primeiro passo para procurar ajuda. A verdade é que o alcoolismo é uma doença que nunca desaparece, por isso a força de vontade e um tratamento adequado são primordiais para superá-la.
De acordo com os Alcoólicos Anônimos, se você respondeu SIM para quatro perguntas ou mais, é provável que você tenha um problema sério de bebida, ou poderá tê-lo no futuro.
Se você ou alguém que você conhece, precisa de ajuda com esse assunto, entre em contato com o A.A. através do número (41) 3222-2422 ou o e-mail contato@aapr.org.br.
Compartilhe esse artigo para que mais pessoas fiquem sabendo do teste e possa buscar tratamento, em caso de necessidade